Há tempos venho pesquisando acerca da utilização da música dentro da sala de aula. Devo deixar aqui minha opinião sobre a relevância de ter um profissional capacitado em música para trabalhar com as crianças numa instituição de Educação Infantil. Mas sabemos também que essa não é a realidade de nossas escolas e vejo como a música, uma ferramenta tão importante para o desenvolvimento integral da criança, está sendo usada de forma   inexpressiva, simplificada, para obter padrões de comportamento (Hora do lanche, da escovação, de formação de filas…) ou se resuma a sua aplicação nos cansativos ensaios para apresentações em  datas comemorativas.

O Projeto DoReMiPaty nasceu pensando nesta lacuna entre a música e os educadores, a pouca oferta de capacitação na área, e o grande interesse desses educadores em obter uma orientação para este fim.

 Os Cursos de formação para educadores DoReMiPaty são voltados a forma lúdica de apresentar a música na educação infantil como meio para obter um aprendizado voltado a valorização da cultura infantil, a natureza e  o faz-de- conta, com repertório selecionado visando o desenvolvimento integral da criança.

“O ser humano em sua evolução encontrou muitas formas de expressar e comunicar aos outros suas emoções e sensações, seu pensar e seu sentir, usando diferentes linguagens. Uma dessas linguagens é a música identificada pela organização e pelas relações expressivas entre o silêncio e o som. ”

“A música está no aqui e no agora, em torno de nós. Existe a música para sonhar, para dançar, para cantar, para a alegria, para a tristeza, para a meditação e para enaltecer um povo. Música se aprende desde que se nasce, ouvindo. Os primeiros contatos com os sons são o ponto de partida para a musicalização

         


0 comentário

Deixe uma resposta